Pular para o conteúdo

10 Plantas Medicinais Para Ter Em Casa e Seus Benefícios

Existem muitas plantas medicinais que você pode ter em casa. Este tipo de planta, muito usada por nossas avós, estão voltando a ganhar espaço no dia a dia do brasileiro, que vem aprendendo receitas de chás, xaropes, emplastros e mais para manter sua saúde em dia de maneira natural.

plantas medicinais para ter em casa

Os benefícios de tais plantas são muitos, tanto para ajudar a fortalecer nossa imunidade, como para melhorar sintomas de diversos tipos de doenças e algumas ainda podem ser utilizadas na cozinha. Confira agora aqui no Nota de Rodapé, algumas destas plantas que curam e ainda podem enfeitar o seu lar.

10 Principais Plantas Medicinais Para Ter Em Casa:

  • Hortelã: para cultivar a hortelã em casa é preciso apenas de um vaso com terra bem úmida. Essa planta possui propriedades digestivas, calmantes e expectorantes.
  • Manjericão: além de ser um ótimo tempero e uma erva aromática, o manjericão pode ser usado no tratamento de febres, depressão, cansaço e infecções de garganta.
  • Melissa: também da família das mentas, assim como a hortelã, a melissa pode ser usada no preparo de doces e peixes e em forma de chá, como um sedativo leve.
  • Erva-cidreira: conhecida também como capim-santo ou capim-limão, a erva-cidreira é rica em propriedades anestésicas e relaxantes.
  • Babosa: essa suculenta de folhas compridas, além de ser excelente para o cuidado com os cabelos e pele, ainda possui propriedades curativas e regenerativas, o que a torna uma ótima aliada em casos de queimaduras, por exemplo.
  • Arnica: essa erva de origem europeia é rica em propriedades analgésicas e cicatrizantes, ou seja, ela é excelente no trato de contusões, processos inflamatórios, hematomas e torções.
  • Camomila: uma erva bem popular no Brasil, que além de dar pequenas e lindas flores brancas do miolo amarelo, ainda possui propriedades calmantes, analgésicas e antigripais.
  • Erva-doce: também muito popular no nosso país, principalmente em forma de chá, a erva-doce pode ser usada em tratamento digestivos, para artrite, como calmante, expectorante, cicatrizante e tônico.
  • Carqueja: famosa por seu sabor amargo, a carqueja é uma planta medicinal rica em propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, vermífugas e mais.
  • Novalgina: essa planta também conhecida como mil-folhas é muito poderosa no combate a febres, cólicas menstruais e mais uma série de dores no corpo.

Depois de conhecer quais são as plantas medicinais que você pode ter em casa, é certo que você será capaz de montar uma horta linda e completamente funcional em