A caramboleira, árvore que gera a fruta carambola, não costuma ser muito grande. Suas flores apresentam uma coloração branca arroxeada e seu cultivo é fácil, podendo ser encontrada no quintal de muitas casas.
Embora seja uma fruta bem comum em muitas regiões do país, além de ser muito saborosa, a verdade é que o consumo da carambola pode trazer uma série de benefícios, mas também oferece riscos.
A origem da carambola é na Ásia, chegando ao nosso país apenas no século XIX pela região nordeste. No entanto, depois ela acabou se espalhando e se popularizando no país.
Hoje em dia, Estados Unidos e a Malásia são os maiores produtores dessa fruta. Já no brasil, o lugar que mais planta carambola é na região do Rio São Francisco, bem como no interior de São Paulo.
Os riscos na ingestão da carambola
Embora tenha uma grande variedade de benefícios, a carambola é uma fruta cujo consumo deve ser feito com moderação.
Isso porque ela apresenta um alto teor de oxalato, bem como de uma outra substância denominada caramboxina, que é uma toxina da carambola mesmo.
A carambola faz mal para os rins?
Essas duas substâncias possuem um alto potencial tóxico para aquelas pessoas que apresentam doenças renais, portanto nestes casos a carambola faz mal para o rim sim. O mesmo vale para aquelas que tenham um teor urêmico mais elevado.
Isso quer dizer que o maior potencial tóxico da carambola acontece em pessoas que apresentam uma maior dificuldade de eliminar essas toxinas.
Então, o que acontece é que a presença de uma maior quantidade dessas toxinas no sangue por provocar uma série de sintomas, tais como náuseas, confusão mental, vômitos e, em casos mais graves, pode ocasionar até convulsões.
No nosso país, a caramboxina foi até mesmo catalogada pela USP (Universidade de São Paulo) e isso foi publicado na revista Angewandte Chemie International.
Vale ressaltar que esse estudo foi de grande importância para a confirmação e o alerta a respeito dos perigos que essa toxina pode causar.
Como consumir carambola?
Se você não tem problemas renais, pode comer sem medo, que a carambola não vai te matar. A fruta pode ser consumida in natura mesmo, depois do almoço como sobremesa ou até mesmo como um lanche. Além disso, a fruta ainda pode ser encontrada em sucos, gelatinas e até compotas.
Para obter os benefícios, você ainda pode optar pelo chá das folhas da caramboleira.
O mais importante de tudo é sempre respeitar o limite e nunca consumir a fruta em excesso, para evitar o risco de intoxicação.