Pular para o conteúdo

Criação de Camarão de Água Salgada: 6 Dicas Para Começar Bem

Você já ouviu falar em criação de camarão de água salgada? Pois é o cultivo de camarões de água salgada está despertando o interesse das pessoas porque o investimento inicial para este negócio não é alto e seu lucro é muito atrativo.

Além disto o camarão tem fácil colocação no mercado pois se trata de um alimento saboroso e muito solicitado pela nossa culinária.

Os produtores têm comemorado porque o consumo e consequentemente a demanda só aumentam dia após dia.

6 dicas importantes para quem deseja criar camarão de água salgada:

criação de camarão de água salgada

Como criar camarões de água salgada?

1 – Água Salgada

Bom, esta parece uma dica bem óbvia, então, se você precisa de água salgada, a localização da sua criação é um dos itens mais importantes. A localização terá que ser próxima de uma lagoa (de água salgada) ou do mar.

O ideal é que você tenha um sítio, casa (com bastante espaço) ou uma fazenda numa região privilegiada, onde tenha acesso a água salgada.

Se você não tem essa opção (perto do mar), você pode transportar (pequena distância) ou investir na água salgada artificial.

De qualquer forma estas opções têm que ser bem vistas pois podem inviabilizar os custos.

2 – Comprar Exemplares de Alta Qualidade

Neste item não dá para economizar. É muito importante adquirir camarão de criadores confiáveis de excelente qualidade. A qualidade do produto é a base do seu negócio.

3 – Fornecer Alimentação de qualidade

Assim como adquirir os camarões de qualidade é importante também dar uma alimentação de qualidade para eles, uma boa ração de farinha de óleo de peixe e farinha de soja vai garantir o resultado esperado no período da engorda.

4 – Utilizar berçários

É aconselhável que ao comprar os camarões eles sejam colocados primeiro em berçários (reservatórios menores). Ali devem ser alimentados a cada 2 horas por mais ou menos 15 dias.

Isto aumenta a expectativa de vida e acelera o crescimento.

5 – Usar Bons Viveiros (tanques)

Depois do berçário os camarões passam para os viveiros para o período de engorda.  Estes viveiros geralmente são de fibra de vidro ou alvenaria.

Este viveiros podem ser a céu aberto (menor custo) e devem ter o sistema de renovação (circulação) da água, que incentivam a potência de produção e auxiliam no sistema de engorda.

6 – Investir em conhecimento

Se você deseja realmente ganhar dinheiro com a criação de camarão, precisa investir em conhecimento técnico.

Existe muita informação a disposição na internet assim como ofertas de cursos técnicos profissionalizantes que tem sido de grande ajuda para as pessoas que desejam construir seu negócio e obter sucesso.