Pular para o conteúdo

Para Que Serve Óleo de Semente de Uva? Veja os 6 Maiores Benefícios

Embora ainda seja bem pouco conhecido, o óleo de semente de uva nada mais é do que um subproduto da produção vinícola. Para isso, os vinicultores atuam extraindo o óleo da semente das uvas através de um processo químico.

óleo de semente de uva para que serve

Sua cor é bem clara e ele possui um sabor suave. Tal como a maioria dos outros óleos vegetais, esse óleo não possui colesterol e é fonte de gorduras poli-insaturadas.

Por isso, é uma alternativa bastante saudável para substituir as gorduras de origem animal.

Propriedades Do Óleo De Semente De Uva

A uva é uma fruta altamente nutritiva e isso todo mundo já sabe. No entanto, a verdade é que no processo de extração do óleo, muitas dessas propriedades se perdem, por causa do uso de produtos químicos.

Mesmo assim, o óleo de semente de uva possui uma alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados e é fonte de vitamina E.

Cada colher do óleo de semente de uva pode fornecer:

  • 120 calorias totais;
  • 14g de gordura, sendo 10% saturadas, 16% monoinsaturadas e 70% poli-insaturadas;
  • 3,9mg de Vitamina E, que corresponde a 19% da ingestão recomendada diariamente.

Para Que Serve o Óleo De Semente De Uva

Há muito tempo o óleo de semente de uva já vem sendo usado na indústria cosmética, para a confecção de produtos de beleza. No entanto, recentemente é possível encontrar ele também nas prateleiras dos supermercados, graças aos seus benefícios.

Além de poder ser usado para nutrir os cabelos e melhorar a saúde de uma forma geral, o óleo de semente de uva ainda pode ser uma excelente opção ao óleo de canola ou óleo de soja, visto que contem mais ácidos graxos poli-insaturados.

Além disso, o óleo de semente de uva ainda pode ajudar a diminuir dores articulares, a estabilizar os níveis de glicose no sangue e no tratamento de hemorroidas.

6 Benefícios Do Óleo De Semente De Uva

Antes de tudo, é muito importante ressaltar novamente que o óleo de semente de uva é extraído através de processos químicos. Dessa forma, ele não mantém as mesmas propriedades e benefícios da fruta.

No entanto, ele pode sim oferecer benefícios para o organismo e ser mais vantajoso se comparado com outros óleos. Dito isso, vamos conhecer os benefícios do óleo de semente de uva:

1 – Possui gorduras que favorecem a perda de peso

Embora possa parecer uma contradição, a verdade é que estudos mostram que pacientes que receberam o ácido linoleico apresentaram uma perda de peso, mesmo sem dieta, além de uma mudança nos índices de leptina.

Mais do que isso, diversos estudos mostram que os ácidos graxos poli-insaturados contribuem para a perda de peso.

2 – Diminuição do colesterol

Por ser rico em ômega-6, esse óleo oferece uma importante dose se ácido linoleico que é convertido em GLA, que tem ação anti-inflamatória.

Assim, contribui para a diminuição do colesterol ruim e ainda pode ajudar a aumentar os níveis do bom colesterol.

3 – Prevenção do diabetes

Diversos estudos recentes mostram que o ácido linoleico, quando consumido por via oral, atua favorecendo a ação da insulina, possibilitando a redução de certas complicações decorrentes da diabetes.

Além disso, estudos dirigidos em ratos com propensão à diabetes mostraram uma melhora na função da insulina, bem como da absorção da glicose.

4 – Bom para o cabelo

Caso você não queira usar o óleo de semente de uva para cozinhar, saiba que ele também pode ser utilizado de outras formas no seu dia a dia. Sendo assim, esse óleo pode ser excelente para hidratar cabelos sem vida e ressecados.

No entanto, quando aplicado diretamente sobre o couro cabeludo, ele pode ajudar a diminuir a caspa e a queda de cabelo, deixando os fios mais saudáveis.

Além disso, ele não vai deixar o cabelo com aspecto oleoso e é praticamente inodoro. Aplique nas pontas dos fios sem enxague.

5 – Para a pele

O óleo de semente de uva é rico em vitamina C, que é um ingrediente de ação antioxidante. Quando aplicado diretamente sobre a pele ele pode estimular o crescimento celular e ainda combater os radicas livres, que causam envelhecimento.

Além disso, o óleo possuo ação anti-inflamatória e é levemente adstringente, ajudando a remover e tratar cravos.

6 – Melhora doenças articulares

Gota, artrite reumatoide e artrose são problemas caracterizados pela inflamação das articulações. O problema é sério e pode chegar a restringir os movimentos de quem a doença, sendo bastante limitante.

No entanto, o óleo de semente de uva possui ação anti-inflamatória e pode ser massageado diretamente dobre a articulação afetada, diminuindo a dor.

Vale lembrar ainda que outra vantagem do óleo de semente de uva é que ele pode ser aquecido ser aquecido e usado inclusive em frituras, sem perder qualidade e sem liberar compostos tóxicos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o óleo de semente de uva, para que serve e como pode ser usado para melhorar sua saúde. Aproveite essas informações aqui e boa sorte!